- Ano: 2013
-
Fotografias:Zooey Braun, Dennis Mueller
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício, localizado em um sítio listado como Patrimônio Mundial da Unesco, foi extensivamente renovado e transformado em um museu, que conta com uma exposição permanente e outras exibições temporárias menores.
O princípio básico para o restauro do edifício se baseou nas reconstruções historicamente documentadas encabeçadas por Friedrich August Ritter em 1868 e Friedrich Wanderer em 1894.
A relocação da entrada principal e de todos os outros ambientes funcionais importantes no novo edifício tornou possível preservar e conservar a estrutura básica existente do edifício antigo.
Graças à sua estrutura clara, o novo edifício que fora conectado/anexado ao edifício preexistente se expressa através de um discurso auto-consciente e contemporâneo, mas ainda se mantém subordinado ao mais antigo e sua ambiência, condicionada pela materialidade de sua fachada frontal, bem como pela diferenciação em altura dos elementos do edifício.
Devido a recíproca integração entre o edifício novo e o antigo, um interessante percurso pelos ambientes do museu foi desenvolvido, - um percurso que confronta o visitante com a diversidade de aspectos e temas da exposição permanente, intitulada "LUTHER’S LAST/FINAL WAY".
Nota: Este projeto foi originalmente publicado em 24 Dezembro, 2013